Como gerar o Livro Caixa Digital do Produtor Rural no Farmplus – Gestão de Fazendas
A geração do LCDPR consiste em escriturar as receitas e despesas da atividade rural ocorridas em cada fazenda e posteriormente enviando a Receita Federal através do e-CAC.
As informações do LCDPR são enviadas em um arquivo texto formatado a partir de uma estrutura padrão ( layout do LCDPR ).
Quando falamos em receitas e despesas da atividade rural, estamos nos referindo a receitas e despesas recebidas e pagas e não ao ato de comprar ou vender formalizado através de notas fiscais ou outros documentos.
Desta forma, o movimento a ser lançado no LCDPR, muito embora tenha normalmente origem em uma nota fiscal, não ocorrerá até que um ou mais pagamentos relacionados a esta nota tenham ocorrido.
Não lançamos no Livro Caixa Digital do Produtor Rural as notas mas os pagamentos ou recebimentos relacionados a elas !
Um exemplo prático é o caso de uma compra realizada em dezembro de 2024 cujos pagamentos ocorrerão em janeiro, fevereiro e março de 2025. Estes pagamentos deverão constar no movimento de 2025 a ser entregue em 2026 ! Por outro lado, se nesta nota houver uma entrada quitada em dezembro de 2024, esta entrada deverá constar no LCDPR de 2024 a ser entregue em 2025.
O LCDPR no Farmplus – Gestão de Fazendas
A elaboração do LCDPR no Farmplus ocorre naturalmente a partir da gestão financeira dentro da rotina de administração da fazenda consistindo nas seguintes etapas :
- Registrar as compras informando dados de cada nota como o fornecedor, os produtos com quantidades e valores e os compromissos a pagar com a data e valor de cada parcela. Os compromissos a pagar irão constar no módulo das contas a pagar.
- Registrar as vendas informando dados de cada nota como o fornecedor, os produtos com quantidades e valores e os compromissos a receber com a data e valor de cada parcela. Os compromissos a receber irão constar no módulo das contas a receber.
- Dentro da rotina de administração financeira, informar a quitação dos compromissos a pagar e a receber registrando os valores efetivamente pagos ou recebidos, a data da quitação e a conta de banco ou caixa na qual o valor foi movimentado.
É importante notar que nos passos descritos estamos falando apenas de operações de rotina financeira. O LCDPR é montado pelo Farmplus consequência destas ações !
A imagem abaixo ilustra esta sequência que começa pela ocorrência de uma compra ou venda, que alimenta as contas a pagar / receber e , havendo as baixas, vão naturalmente montando o LCDPR.

Compras e vendas alimentam as contas a pagar e receber. Quando um compromisso a pagar ou receber é quitado através da baixa, o LCDPR é alimentado automáticamente.

O módulo do Livro Caixa Digital no Farmplus
O módulo LCDPR no Farmplus – Gestão de Fazendas, possui funcionalidades para análise prévia das informações que irão constar no LCDPR, geração do arquivo LCDPR propriamente dito e também um balancete mensal para análise das informações do imposto de renda.
As informações do Livro Caixa Digital do Produtor Rural, serão elaboradas para todas as fazendas cadastradas no programa podendo ser geradas também para fazendas específicas selecionadas pelo operador.
As informações a serem apresentadas no Livro Caixa Digital do Produtor Rural, são geradas por fazenda mas o arquivo final irá conter as informações de todas as fazendas do produtor cadastradas no Farmplus.
Caso seja necessário gerar o LCDPR apenas para algumas fazendas, esta opção também estará disponível para casos como por exemplo parte delas ter seus LCDPR gerados por um contador diferente.
