Livro Caixa Digital do Produtor Rural

O Produtor trocou de escritório – Como fica o LCDPR ?

15 de julho de 2025

Na rotina dos escritórios de contabilidade, novos clientes chegam e também há a saída de clientes.

Quando um cliente, produtor rural, decide trocar o escritório de contabilidade no meio do ano, como facilitar para ele, considerando que muitas das informações de seu Livro Caixa Digital do Produtor Rural já foram escrituradas ?

Quando um novo produtor se torna cliente do escritório

Neste caso, o FarmPlus – LCDPR pode importar as informações do LCDPR do cliente possibilitando a continuidade do trabalho de escrituração de forma direta.

Para isto, é preciso que o novo cliente do escritório traga consigo o arquivo texto do LCDPR gerado pelo antigo escritório.

É imprescindível que o arquivo texto com o LCDPR esteja de acordo com o layout padrão da Receita já que é com base neste layout que a importação é feita.

A partir da importação, que é feita a través de recursos nativos do Farmplus – LCDPR, serão realizadas as seguintes etapas :

  1. Cadastramentos do produtor e seus sócios
  2. Cadastramento das contas bancárias
  3. Cadastramento das fazendas e configurações de sociedades
  4. Cadastramentos dos clientes e fornecedores ( os participantes )
  5. Cadastramentos dos lançamentos no LCDPR dentro das respectivas fazendas

Em relação ao cadastro de participantes, é importante observar que os participantes são definidos no LCDPR através de seus CNPJs e CPFs. No caso dos CNPJs, o Farmplus – LCDPR obtém a razão social por meio de uma consulta automática em bases de dados públicas, garantindo assim um cadastro completo.

Já no caso de participantes pessoas físicas, não é possível realizar essa consulta, pois não existem bases de dados públicas com esse tipo de informação. Nesse caso, o cadastro será feito utilizando o próprio CPF no campo do nome.

Quando produtor sai do escritório

Neste caso será importante que este produtor possa levar ao novo escritório os dados escriturados no LCDPR até o momento de sua saída.

O que aconselhamos neste caso é que para facilitar esta transição, o produtor leve consigo o arquivo texto do LCDPR gerado até a data de seu desligamento.

Caberá então ao novo escritório importar estes dados para seu sistema de escrituração através de meios próprios.

Como o layout padrão é documentado e estável, entendemos que esta migração caberá exclusivamente a seu novo prestador de serviços com apoio dos responsáveis por seu software de escrituração do LCDPR não cabendo ao antigo contador outras ações de apoio que não seja a geração do LCDPR propriamente dito.